Quando falamos de Controle de Estoque, você provavelmente já ouviu falar de dois termos que garantem um giro de estoque mais eficiente e inteligente: FIFOLIFO ou PEPS e UEPS (em português).

Mesmo que você não conheça esses termos, vamos explicar um pouco sobre a finalidade de cada uma e as suas vantagens. Acredite, se o seu negócio possui estoque, de alguma forma, estas siglas são aplicadas, mesmo você sabendo ou não.

FIFO ou PEPS

O FIFO em inglês quer dizer First in, first out, que no português é denominada como PEPS Primeiro que entra, primeiro que sai – é fácil lembrar desse termo pois lembra muito uma marca de refrigerante.

Utilizando essa “metodologia” para a circulação ou movimentação de produtos, a avaliação do valor dos estoques fica sempre atualizado em relação aos valores da última entrada. Significando que o valor dos estoques está o mais próximo dos preços atuais em relação ao mercado.

O FIFO permite ter um estoque reduzido, diminuindo custos e gerando reposições constantes de mercadorias.

Algumas vezes em pontos de vendas ou estoque, encontramos produtos vencidos por não ser levado em consideração o FIFO. A indústria utiliza como regra a produção através de lotes e assim, podemos considerar que há sempre datas de vencimentos diferentes.

Temos também um outro termo chamado de FEFO, ou First expire, first out. Em português é utilizado como PVPS (Primeiro que vence, primeiro que sai) similar ao modelo PEPS.

Uma das principais vantagens dessa forma de armazenagem é o ganho no controle de datas de validades dos produtos armazenados. Ou seja, os produtos com prazos mais próximos ao vencimento devem ser os primeiros a serem utilizados. Isso, mesmo que suas entradas sejam posteriores à de lotes já em estoque.

LIFO ou UEPS

O LIFO em inglês quer dizer Last in, first out, que no português é dito como UEPSÚltimo que entra, primeiro que sai. Neste caso, não é levado em conta o vencimento dos produtos. As empresas que utilizam esse modelo colocam os produtos mais novos na frente dos mais antigos.

O valor dos estoques é calculado ao custo do último preço, o qual normalmente é o mais elevado.

Neste modelo o valor dos estoques é calculado ao custo do último preço, que costuma ser o mais alto. Isso gera um ganho dependendo do saldo de estoque, pois se há um certo aumento no valor de compra haverá uma margem maior de ganho.

Esse método é útil para mercadorias que não têm prazo de validade. Isso não quer dizer que a empresa não pode deixar de rever o estado dos produtos armazenados, pois com o tempo eles podem se deteriorar. Assim, é bom sempre fazer o giro do estoque mesmo não havendo o controle de data de validade.

Afinal, qual a diferença entre FIFO e LIFO?

Em resumo, a diferença entre FIFO e LIFO é como os produtos vão ser postos à venda. Enquanto no FIFO, os primeiros produtos a chegar, são os primeiros a sair do estoque. No LIFO, os últimos produtos que chegarem, são os primeiros a sair do estoque.

Conclusão

A gestão de estoque de produtos perecíveis é um dos maiores desafios dos varejistas, principalmente os supermercadistas. Mas existem ótimas ferramentas para ajudar nessa situação.

Bluesoft, por exemplo, possui módulos onde é possível fazer o controle dos estoques através de relatórios operacionais e gerenciais, evitando rupturas de estoque e fazendo uma boa Prevenção de Perdas.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.