Agora o sistema Bluesoft contempla também o recebimento de notas fiscais de Importação Direta. Nas operações de importação, a empresa que está realizando a importação dos produtos, deve emitir uma nota fiscal de compra de mercadorias de importação. A emissão desta nota fiscal é necessária para acompanhar a circulação da mercadoria dentro do estado, visto que o fornecedor da mercadoria é Internacional e não emite uma nota fiscal de venda desses produtos. Com isto, no sistema Bluesoft será realizado duas operações de uma só vez (Emissão da nota fiscal e a Entrada desta no sistema).

Para um melhor entendimento, um exemplo prático são as notas fiscais de produtor, onde é realizado duas operações durante o lançamento (Emissão da nota fiscal e a Entrada desta no sistema).

O lançamento desta nota fiscal de importação, será efetuado pelo módulo de recebimento de mercadorias. Para isso, fez-se necessário efetuar algumas alterações na tela inicial do recebimento. Veja as alterações:

 

O campo CFOP, que antes estava localizado abaixo do campo série da nota fiscal, foi movido para o inicio da tela, para facilitar o lançamento das notas fiscais de importação. Ao selecionar o CFOP de importação, o sistema ocultará alguns campos, que não são necessários para o lançamento das notas de importação. Veja a seguir:

 

Novo CFOP de importação. Ao selecioná-lo, alguns campos serão ocultados da tela.

 

 

Tela inicial do recebimento após selecionar o CFOP de importação.

 

 

 

Após selecionar o CFOP é necessário selecionar a empresa que está exportando a mercadoria. Vale lembrar, que neste combo Exportador, só serão exibidos os fornecedores internacionais.

 

Após preencher as informações da tela inicial, clique no botão prosseguir, para preencher os valores da nota fiscal. Visto que não existe uma nota fiscal emitida pelo exportador, os dados da nota fiscal deverão ser preenchidos com base na DI (Declaração de Importação – Documento gerado pelo despachante contratado). Neste documento consta todas as informações necessárias para o lançamento.

 

Quando o lançamento da nota fiscal for de importação (CFOP 3102), após a tela de preenchimento dos valores da nota fiscal, será exibida uma nova etapa no recebimento, que refere-se ao preenchimento dos dados da DI (Declaração de Importação). Deve-se preencher esses dados da DI no sistema, pois é necessário informá-los no XML da nota fiscal eletrônica, ao enviá-lo para a SEFAZ. Veja a o exemplo a seguir:

 

 

Nesta tela, o sistema não exibirá o botão Prosseguir, caso não exista uma DI lançada. Clique no botão Incluir Nova Declaração, para inserir os dados da DI. Veja a seguir:

 

 

Toda nota fiscal de importação pode ter uma ou mais Declarações vinculadas a ela. Caso necessário, pode-se incluir mais Declarações, clicando no ícone de inclusão, conforme exemplo a seguir:

 

 

 

Por padrão, todo produto envolvido no processo de importação deve possuir uma DI, podendo até ser utilizada a mesma para outros produtos, se for caso. Caso exista apenas uma DI cadastrada, o sistema vinculará esta, a todos os produtos da nota fiscal. Veja exemplo a seguir:

Existindo mais de uma DI cadastrada, será necessário fazer o vinculo manualmente, produto a produto.

 

Após preenchimento do romaneio, a próxima etapa será a emissão da nota fiscal de compra de importação. Caso a nota fiscal seja eletrônica, esta deve ser enviada normalmente para a SEFAZ. Veja a seguir:

 

 

 

Clique no botão Faturar nota fiscal, para concluir o processo.

 

Observação: Na tela de visualização da nota fiscal, quando esta for de importação, será exibida uma nova aba, chamada Importação. Nesta aba serão exibidos todos os dados da Declaração de Importação. Veja a seguir: